sexta-feira, 29 de julho de 2011

Picos de Crescimento

Estou percebendo que Rafaela está pedindo mais colo, querendo mamar mais e as vezes ela não dorme direito durante o dia, quando está no peito fica muito nervosa, chora e depois relaxa já até me acostumei com isso rsrsrs e o que me irrita e me deixa nervosa é quando alguém não entende e fica dizendo: "Você deve está com pouco leite.", " Será que esta saindo leite o suficiente?", "Será que ela está sentindo dor na barriga de fome?", "Porque não dá um pouquinho de leite artificial?". Ai conversando com uma amiga ela disse que a bebê dela também estava assim e foi pesquisar na internet sobre o assunto e me ligou dizendo que isso são picos de crescimento X saltos de desenvolvimento.

Será que Rafinha tá passando por isso????

Pesquisando na internet entendi direitinho e vou postar aqui para vocês entenderem também.

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.

Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:

* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).


Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo?ATENÇÃO MAMÃE,PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada,outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então,nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior.
E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO,ETC...Pois passa rapidinho!

Resumindo:PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais).

SALTO DE DESENVOLVIMENTO (periodo onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade).Ambos fenomenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns periodos.

(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho)

3 comentários:

  1. Leti passou por esses picos tb...
    não liga pros outros não,tem sempre alguem pra dizer q o bb está com fome,com cólicas ou qq outra coisa!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Dri as vezes eu tento não ligar, mas tem horas que o sangue sobe a cabeça mas não falo nada.

    Não consigo te seguir....pq?

    bjaoo

    ResponderExcluir
  3. As pessoas adoram dizer as coisas sem saber realmente o que está acontecendo. Nada melhor do que a mãe e o pediatra para saber bem o que o bebê está passando!
    Beijos

    ResponderExcluir

Seguidores